Super Lotações, 5 policlínicas e Upas de Cuiabá suspendem internações.

As cinco unidades unidades atingiram a capacidade máxima de lotação. Estão suspensas as internações nas Policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó e Pedra 90, nas UPAS (Unidade de Pronto-Atendimento) dos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos, em Cuiabá.

A informação foi oficializada neste domingo (21), por meio da  Secretaria Municipal de Saúde (SMS) , que informou que as unidades atingiram a capacidade máxima de lotação.

Somente a Policlínica do Planalto permanece com atendimento normal.

Em todas essas unidades, com exceção da Policlínica do Verdão, o atendimento está sendo priorizado somente para casos de urgência e emergência.

A secretaria destaca que em todas estas unidades continuam sendo feitos os testes rápidos (PCR Swab) para a Covid, através de pedido médico, bem como os exames de Raio-x, também através de pedido médico.

Essa situação de superlotação tem ocorrido até em unidades de pronto atendimento particular, como o Hospital São Matheus, que por duas vezes na última semana, precisou fechar as portas do pronto atendimento por superlotação.

O informe da secretaria destaca que houve reforço na capacidade de leitos para pacientes de covid em Cuiabá.

“O Hospital Municipal São Benedito foi transformado em unidade de referência no atendimento à Covid-19. A unidade de saúde, já disponibilizava para a população 40 leitos de UTI Covid. Com a mudança, o Hospital passou a contar com 60 leitos de UTI e outros 40 leitos de enfermaria, tornando assim, a segunda unidade de saúde referência no atendimento para pacientes com a covid na Capital.

Com a instalação dos novos leitos, a capital passou a ter 155 leitos exclusivos de UTI Covid, distribuídos entre Hospital Referência (95 vagas – sendo 80 para adultos e 15 pediátricas) e outras 60 no São Benedito. Além do reforço na terapia intensiva, Cuiabá passou a contar também com mais 109 leitos de enfermaria exclusivas para pacientes com covid-19, sendo 18 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, 25 leitos na Policlínica do Verdão, 26 na UPA Sul, que fica no bairro Pascoal Ramos. O Hospital Municipal São Benedito, passa a contar também com 40 leitos de enfermaria para casos de covid-19, assim como o antigo Pronto Socorro, que possui mais 96 leitos de enfermaria”

Fonte: REPORTER MT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *