Apartir de (1) de março Bolsonaro promete zerar imposto federal do diesel

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, 18, durante uma live pelas redes sociais que irá zerar por dois meses, a partir de 1º de março, os impostos federais que incidem sobre o óleo diesel.

“A partir de 1º de março não haverá qualquer imposto federal no diesel. Nesses dois meses, vamos estudar uma maneira definitiva de zerar esse imposto até para ajudar a contrabalancear esse aumento excessivo da Petrobras”, disse.

O presidente ainda criticou a Petrobras. ” Se você vai pra cima da Petrobras, ela fala: opa, não é obrigação minha. Ou como disse o presidente da Petrobras [Roberto Castello Branco] outro dia: eu não tenho nada a ver com caminhoneiro, aumento de preço”, completou.

Apesar de afirmar que a empresa tem autonomia, Bolsonaro disse que “alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias. Tem que mudar alguma coisa”.

Em seu comentário no Rural Notícias, pouco antes da live de Bolsonaro, Miguel Daoud falou que é o momento de o Brasil decidir o que vai fazer com a Petrobras  e que é errado ficar tentando valorizar a empresa para vender às custas da economia nacional. “Hoje, essas empresas como a Petrobras são usadas como arrecadação tributária para o governo. Mas, do outro lado, diz que a empresa precisa praticar o preço do mercado internacional. No entanto, o preço de um barril refinado de petróleo no Brasil é de US$ 15 e nós estamos calculando esse combustível como US$ 63. Vão dizer que a Petrobras é uma empresa com acionistas, os acionistas não podem ser prejudicados. No entanto, o lucro da Petrobras é 47%, além dos impostos. O lucro vai majoritariamente para o governo”, explicou.

A solução, segundo ele, não é diminuir arbitrariamente o preço dos combustíveis. “Não vou propor fazer o que a Dilma fez, mas será que é o momento de vender as refinarias? Será que queremos a Petrobras privatizada? Com o impacto do dólar e do petróleo, não tem economia que aguente. Paulo Guedes, vende as refinarias, vende a Petrobras. Mas não fique em cima do muro, é preciso se definir”, concluiu.

A Petrobras anunciou o quarto aumento de preço da gasolina em 2021 e o terceiro do diesel O reajuste da gasolina foi de 23 centavos por litro e, do diesel, de 34 centavos. Desde o dia primeiro de janeiro a companhia já reajustou em 34,78% o preço da gasolina nas refinarias e em 27,72% do diesel. Em nota, a Petrobras informou que os valores estão alinhados com o mercado internacional e que a mudança nos preços se fizeram necessárias para garantir o abastecimento do mercado brasileiro.

assista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *